Qual é o papel dos psicólogos?

Como falamos, a atuação desses profissionais é bem ampla e vai muito além da área clínica. A Psicologia está ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade. Isso mostra o reconhecimento de seu papel na mediação de relações mais saudáveis — seja no trabalho, na escola ou consigo mesmo.

Os campos de atuação mais comuns para psicólogos incluem, além da clínica:

  •         Equipes de recursos humanos ou marketing em empresas;
  •         orientador em escolas e faculdades;
  •         hospitais e outras instituições de saúde;
  •         políticas públicas de assistência social;
  •         área jurídica;
  •         esportes — atendendo atletas ou times de alto rendimento.

Viu como são diversas as funções que o psicólogo pode exercer? Em todos esses campos, há um objetivo comum: promover saúde mental. Ao trabalhar em uma empresa, por exemplo, o profissional da Psicologia realiza a seleção de funcionários e o acompanhamento da sua relação com o trabalho, com os colegas e com os líderes.

Na escola, o psicólogo trabalhará acompanhando funcionários, alunos e famílias com a meta de promover relações saudáveis. Ele pode desenvolver projetos com os alunos, orientar famílias na sua relação com os filhos, fazer treinamento dos professores, oferecer palestras sobre situações e temas pertinentes ao espaço escolar etc.

Os psicólogos que trabalham na área jurídica podem compor equipes de mediação de conflitos, atender presidiários, acompanhar pessoas em situações de risco, fazer avaliação psicológica de réus e vítimas ou realizar a perícia necessária para concessão de porte de arma. Além disso, seu trabalho costuma ser fundamental em processos que envolvam o bem-estar de crianças.

Percebeu como a Psicologia pode contribuir muito em diversas áreas? O campo de trabalho do psicólogo sempre está em ampliação. É por isso que vemos nichos muito recentes, como a Psicologia do esporte, que atua na busca por maior rendimento físico a partir do equilíbrio emocional. Dessa forma, o trabalho psicológico traz resultados muito positivos, seja na clínica ou fora dela.

O que é psicoterapia?

Agora vamos falar mais diretamente sobre o atendimento clínico do psicólogo. Essa costuma ser a área mais conhecida da profissão. Mesmo assim, é cercada por estereótipos. É muito comum que as pessoas tenham vergonha de procurar um psicoterapeuta ou mesmo de dizer aos outros que está fazendo terapia.

Por que isso acontece? Há vários fatores envolvidos, mas um dos principais é a falta de conhecimento sobre esse trabalho. A psicoterapia é um processo de saúde e pode acontecer de forma individual ou em grupo. Também pode ser procurada por casais ou famílias que queiram harmonizar as suas relações.

O psicólogo é um profissional capacitado. Ele estuda a ciência da mente e tem conhecimento profundo sobre o desenvolvimento humano e a relação entre as emoções e os comportamentos. Assim, ele pode ajudar muitas pessoas a viverem de forma mais equilibrada e saudável, distanciando-se de aspectos negativos e levando uma vida mais feliz.

A psicoterapia se baseia muito no autoconhecimento e na autorreflexão. O objetivo do psicólogo não é dizer para o paciente o que ele deve fazer, mas ajudá-lo a encontrar respostas. Se alguém procura terapia por problemas conjugais, por exemplo, não é função do profissional dar conselhos e dizer se a pessoa deve se separar ou não. Ao longo da terapia, o paciente reflete sobre os possíveis caminhos e se fortalece para tomar a melhor decisão.

Conhecendo-se mais é possível fazer escolhas mais conscientes. Com isso, a pessoa passa a viver com maior qualidade de vida e envolver-se em relações sociais saudáveis. É possível que na terapia o paciente descubra, por exemplo, que seu trabalho causa insatisfação. A partir daí ele pode rever sua posição no emprego para buscar felicidade ou pode até mesmo decidir trilhar novos caminhos profissionais.

Para promover essa dinâmica, o psicólogo clínico costuma se preparar além da graduação. Na Psicologia, há as formações ou especializações na área clínica. Nesses cursos, o profissional se aprofunda em uma abordagem teórica — entre as mais conhecidas estão a psicanálise, a teoria humanista e a psicologia comportamental.

O paciente não precisa conhecer as abordagens para escolher um psicoterapeuta. Todos os psicólogos estão preparados para trabalhar as diversas demandas clínicas. O que vai ser um pouco diferente, dependendo da teoria escolhida pelo profissional, são os procedimentos e as técnicas utilizadas no processo terapêutico.

NOSSO BLOG